Eu remo sorrindo

Projetos e Movimentos

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Eco Remada

Um movimento que surgiu na cidade de Cataguases-MG no qual um grupo de amigos organizaram uma remada entre os municípios de Cataguases e Aracati para chamar a atenção sobre a preservação do Rio Pomba. A ideia inicial tomou grandes proporções e reuniu muitos remadores e não remadores a favor da causa. Neste período passei me integrar ao grupo e também fazer parte da organização, dando a minha contribuição tanto para os aspectos relacionados à educação socioambiental e especialmente ao desenvolvimento do esporte, canoagem, na região.

Atualmente o grupo é composto por muitos voluntários de toda a região, além de contar com parcerias de empresários locais, iniciativa privada e total apoio da Prefeitura de Cataguases.

Desde então várias ações foram realizadas, tais como a Travessia de 23 km entre os municípios de Cataguases e Aracati, plantio de mudas nativas às margens do leito do rio, participação em eventos esportivos e palestras, organização da sociedade civil e articulação entre políticos e empresários em prol da preservação do rio e do esporte.

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Canoagem para a Vida: Pais e Filhos Remando Juntos

Um projeto que visa contribuir para o desenvolvimento humano nos mais amplos aspectos da vida, seja no fortalecimento de vínculos socioafetivos, seja no reconectar aspectos da natureza humana, seja no desenvolvimento sensório-motor.

Tem como fundamento e princípio a Ecologia Humana, ou seja, a integração do Ser com o Ambiente de maneira harmônica buscando o desenvolvimento do equilíbrio emocional e energético numa visão integral e holística de ser humano.

Pretende assim reconectar a natureza humana ao ambiente natural tendo a canoagem como ferramenta precursora para tal desenvolvimento.

Clube Universitário de Canoagem (CUCA)

– Sócia fundadora e vice-presidente 2010/2014

O Clube foi fundado na década de 1988, com a oferta de atividades em algumas modalidades da canoagem, porém, teve suas atividades interrompidas no início dos anos 2000.

Em 2010, o grupo de professores e participantes do Projeto Caiaque Comunitário revitalizou o clube com uma nova proposta. Por meio de parcerias foram formados técnicos de canoagem, e, com treinos regulares, foi possível retomar a participação da equipe nos campeonatos regionais e nacionais.

Caiaque Comunitário

– Organizadora, coordenadora, professora e consultora

Realizado na Universidade de Brasília por meio do Decanato de Assuntos Comunitários e Diretoria de Esporte, Arte e Cultura em parceria com a Faculdade de Educação Física. Teve como objetivos promover qualidade de vida e educação ambiental por meio de oficinas de canoagem. O projeto, inicialmente, foi desenvolvido para atender os funcionários da Universidade. No entanto, por conta da demanda, a oferta, logo se estendeu para toda a comunidade de Brasília. O projeto aconteceu no período de 2009 a 2016 oferecendo oficinas de canoagem e educação socioambiental tanto para o público interno quanto externo à Universidade. Durante este período, foram atendidas cerca de 5.000 pessoas das mais diferentes faixas etárias, dentre elas, grupos escolares e em situação de vulnerabilidade social.

Água como Matriz Ecopedagógica

Água como Matriz Ecopedagógica é uma metodologia de ensino e aprendizagem em educação ambiental idealizada pelas professoras Vera Catalão e Maria do Socorro Rodrigues. Tal programa fez parte de toda a minha formação acadêmica e profissional da qual estive presente realizando diferentes atividades em diversas funções ao longo de quase 10 anos. Formação de professores, sensibilização da comunidade escolar por meio da inserção de tecnologias sociais e atividades de cultura em educação ambiental, produção de materiais pedagógicos como livros, cartilhas e audiovisuais. Reconhecimento das bacias hidrográficas e do cerrado, por meio de cursos, atividades lúdico pedagógicas e vivências.

Águas do Cerrado

Projeto realizado entre os anos de 2014 e 2016 pelo Instituto de Permacultura – IPOEMA com vistas à sensibilização e educação comunitária realizada por meio de vivências, oficinas e cursos para as escolas públicas do Distrito Federal em educação socioambiental e permacultura. Foram inúmeras atividades e mais de 20.000 pessoas, entre alunos, funcionários e professores envolvidos e atendidos diretamente pelo projeto que também contou com a implantação de tecnologias sociais em seis escolas do Distrito Federal. Além disso, um módulo dedicado à formação de empreendedores socioambientais, produção de materiais pedagógicos como, livros, revistas, cartilhas e também audiovisual. Tive o prazer de fazer parte da equipe e coordenar toda a área educacional. O Projeto também atuou na frente de reflorestamento de áreas degradas ao longo do Rio São Bartolomeu.

Bicicleta

Bicicletas são para gente de motor quente, não poluente. Parem os carros, diminuam os carros, queremos pedalar, em todo o lugar.” Plá

Quando as Bicicletas invadiram a minha vida! Uma história real que inicia em julho de 2008 ao me deparar com um grupo de entusiastas da bicicleta como meio de transporte. Primeiramente com o Projeto Bicicleta Livre, seguido do Evento do Dia Mundial sem Carro e o encontro com a Bicicletada. Tais movimentos me levaram a pensar e agir uma nova lógica. A lógica das cidades para as pessoas, de uma nova ordem social e econômica e de atitude de amor ao mundo.

Desde então, meu principal meio de transporte é a bicicleta. Foi ela quem me levou e leva às águas, diariamente. E como as águas conectam é com ela que hoje me faço presente e tenho condições de ser e estar em muitos lugares desse mundão à fora.