Pessoas negras têm síndrome de down? Por que eu nunca vi um negro com síndrome de down?
No mês que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/03), que marca a luta e celebra avida das pessoas com a síndrome, é preciso ressaltar questões ainda mitificadas que refletem nada mais que os preconceitos embutidos na nossa sociedade.
A cada 800 mil nascimentos uma apresenta a trissomia do cromossomo 21, ou seja, a síndrome de down. Essa percentagem atinge a todos independente de raça, cor ou condições econômicas sociais.
Entretanto, as questões levantadas revelam tanto a profunda desigualdade social do nosso país, onde a maioria da população negra é pobre e não tem acesso aos serviços de apoio à saúde da pessoa com deficiência. E também o preconceito racial, pois, grande parte das propagandas mostram os rostos de crianças brancas com traços bem definidos característicos da síndrome. Tais características tal como, rosto arredondado, olhos puxados, nariz achatado também se assemelham aos traços de alguns povos negros. E essa semelhança acaba por não evidenciar a síndrome de down nas pessoas negras.
Assunto este que precisa ser melhor refletido, discutido e mostrado para que todos nós cuidemos e prestemos mais atenção aos nossos preconceitos, ações e atitudes como indivíduos e cidadãos conhecedores e fazedores de políticas públicas.
Abaixo, algumas imagens do nosso trabalho de promoção à saúde e inclusão por meio da prática da canoagem com nossa querida aluna Martha Geovanna.
Para saber mais siga nossas redes sociais. Instagran : @remando.juntos / Youtube: Eu Remo Sorrindo